terça-feira, 29 de setembro de 2009

Parabéns Mafalda!


Mafalda, a personagem de banda desenhada que o argentino Quino idealizou, transformou-se numa das mais divertidas comentadoras políticas da actualidade mundial nos anos 1960/70. 
Celebra hoje 45 anos.
De traços simples, cabelo negro farto e muito opinativa, Mafalda surgiu pela primeira vez a 29 de Setembro de 1964 nas páginas do semanário argentino "Primera Plana". Quino, então com 32 anos, nunca adivinharia o sucesso daquelas tiras humorísticas.
Joaquin Lavado (Quino) imaginou Mafalda para um anúncio publicitário a uma marca de electrodomésticos, no qual lhe pediram que desenhasse a história de uma família típica da classe média.
A banda desenhada não chegou a ser publicada, mas Quino recuperou a personagem Mafalda quando o convidaram para publicar no "Primera Plana", na altura um jornal que procurava fazer uma reflexão crítica da actualidade argentina e internacional. 

Para quem nunca leu nada sobre ela:


http://clubedamafalda.blogspot.com/2007_12_01_archive.html

Espero que gostem!

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Dia Internacional da Paz - 21 de Setembro


O Dia Internacional da Paz é celebrado a 21 de Setembro, foi  declarado pela ONU em 30 de novembro de 1981.


Em 21 de Setembro de 2006, por ocasião do Dia Internacional da Paz, Kofi Annan afirmou: Há vinte e cinco anos, a Assembleia Geral [da ONU] proclamou o Dia Internacional da Paz como um dia de cessar-fogo e de não violência em todo o mundo. Desde então a ONU tem celebrado este dia, cuja finalidade não é apenas que as pessoas pensem na paz, mas sim que façam também algo a favor da paz.


Para começar.... pensemos na Sustentabilidade

O tema do nosso primeiro Projecto tem um nome complicado....mas é tão fácil de tratar e aprender.
Vejamos, por exemplo "A carta da Terra",

"A Carta da Terra é uma declaração de princípios fundamentais para a construção de uma sociedade global, justa, sustentável e pacífica, no século XXI."

A Carta da Terra é o produto de um diálogo intercultural, de âmbito mundial e com a duração de uma década, acerca de objectivos e valores partilhados por milhares de pessoas e centenas de organizações de diferentes culturas.
O seu processo de elaboração incluiu especialistas de diferentes áreas do saber e foi construído sobre declarações internacionais e relatórios pré-existentes. A opinião dos cidadãos e das organizações da sociedade civil constituiu uma das influências mais importantes. 
A versão final data de 2000.
Numa época em que é urgente mudar a nossa forma de pensar e de viver, a Carta da Terra desafia-nos a rever os nossos valores e a escolher um melhor caminho.


Temas nucleares da Carta da Terra:


Ver os desafios e opções críticas;
Valorizar toda a comunidade de vida;
Agir com integridade ecológica e proteger o ambiente;
Apropriar-se da noção de Responsabilidade Universal;
Reconhecer a interdependência dos domínios social, económico e ambiental;
Usar a não-violência como um percurso para a paz.



Vamos pensar...e agir!
Boas ideias!